livros,

Os melhores livros de 2015!

17:40 Isabela Libório 0


 2015 foi um ano de leituras sensacionais e muitos momentos maravilhosos também. É claro que foi difícil em alguns sentidos, nem tudo é perfeito, né? Mas eu aprendi tanto, realizei tantas coisas que queria e, apesar de ter passado rápido, parece que durou muito mais do que 365 dias quando penso na quantidade de coisas que fiz desde o primeiro dia de 2015. 

 Cheguei a fazer cursinho em Janeiro, mas consegui recuperar minha vaga na faculdade em Março e, FINALMENTE, me tornei uma estudante de Arquitetura e Urbanismo na UFBA, conheci e passei a amar muito mais Salvador, fiz amigos novos e muito especiais, passei alguns dias em Itacaré, fui em uma tirolesa pela primeira vez, fiz auto-escola e tirei minha carteira de motorista, visitei a casa de Jorge Amado, visitei a Europa pela primeira vez viajando pra uma cidade com a qual sonhava: Paris, fiz o mês de homenagem a Jorge Amado no blog, fui em um show d'O Terno, completei 3 anos de namoro com Tom e 2 anos de blog, fiz o projeto terminei de ler a série de Harry Potter e passei a amar ainda mais, li mais livros do que nunca: 50. UFA. Com certeza, esqueci alguma coisa, mas esse ano foi inesquecível. E, o melhor de tudo: consegui compartilhar a maioria dessas coisas com vocês aqui no blog. 

 Depois de me empolgar e fazer um textão, vamos ao que interessa, né?


Os melhores livros de 2015 
(sem ordem de preferência)

Coraline - Neil Gaiman

  Neil Gaiman é um autor querido meu há um tempinho e Coraline é mais um livro dele que tornou-se favorito. Ele tem um talento impressionante em fazer a gente mergulhar completamente na história e viajar junto, porque que criatividade esse cara tem, viu? Coraline é aquele livro que, teoricamente, foi escrito pra crianças, mas tem todo um toque bizarro e a capacidade de chamar a atenção de pessoas de qualquer idade. O livro arranca arrepios da gente, junto com as ilustrações que têm todo um toque surreal. (leia a resenha aqui)

Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias

 Esse livro é muito amor. Criei uma certa paixão por Doctor Who desde 2014 e, hoje, ele é meu seriado favorito. Estava louca por esse livro, Tom me presenteou com ele no Natal do ano passado - - e foi uma leitura sensacional. Ele é dividido em 12 contos, cada um escrito por um autor diferente e com uma versão do Doctor diferente. Me diverti demais e passei a amar o seriado mais ainda, até porque não estava familiarizada com algumas das versões do Doctor, foi um conto mais incrível do que o outro. (leia a resenha aqui)

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J.K. Rowling

 Como disse ali em cima, terminei de ler a série do Harry Potter esse ano, finalmente. Já contei minha história com HP mil vezes, então vocês já sabem. O terceiro e sexto livro foram meus favoritos, mas li o terceiro ano passado, por isso não coloquei aqui. Achei HP e o Enigma do Príncipe incrível, tem tantas revelações e momentos de tensão, é um livro que me manteve interessada o tempo todo, pena que o filme ficou completamente diferente nesse sentido. Já tô sentindo falta dos personagens e da história, vontade de ler de novo! (leia mais sobre aqui)

Capitães da Areia - Jorge Amado

 Vocês sabem como passei a curtir muito mais Jorge Amado esse ano e como reler Capitães da Areia foi incrível. O livro já tinha me marcado na época da escola, mas amei mil vezes mais quando li esse ano e a história me fez chorar, partiu meu coração mesmo. É um enredo simples, mas tem personagens tão fortes, tão importantes e cheios de personalidade que é difícil entender que eles não são reais. Além de tudo, Jorge me ajudou a amar a minha Bahia ainda mais, pelo modo como ele descreve esse nosso estado. (leia a resenha aqui)

Bidu: Caminhos - Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

 Que saudade das graphic novels da Turma da Mônica, não compro ou leio uma faz tempo. A do Bidu foi tão linda, fiquei emocionada por pensar em Polly - minha cachorrinha - e no quanto ela é especial pra mim. O traço e as cores são maravilhosos, tudo tem uma harmonia e, apesar do início melancólico e do enredo super simples, é um amor de história. Foi uma das graphic novels da coleção que mais gostei, deu pra sentir que foi feita com muito carinho. (leia a resenha aqui)


Matilda - Roald Dahl

 Mais um autor com o qual criei um laço em 2015: Roald Dahl. Também não vou contar minha história com ele aqui, porque contei em muitos posts, mas os universos criados por esse cara fazem parte da minha vida de modo muito especial desde sempre. Matilda é uma personagem TÃO amor, uma das melhores que já "conheci" e me identifico com ela por conta de sua paixão por livros. A história é muito divertida, faz a gente querer entrar nela pra resolver as coisas várias vezes. Impossível não amar. (leia a resenha aqui)


A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água - Jorge Amado

 Esse livro curtinho de Jorge Amado também foi uma releitura e eu também passei a amar a história muito mais. Tem um enredo mega criativo, cheio de metáforas e tem cenas divertidas e que conseguem te prender, o que deixa o livro mais curto do que já é. Novamente, o autor demonstra seu amor pela Bahia e consegue passar muito da cultura do estado na obra, adoro identificar os lugares que ele cita nas páginas. (leia a resenha aqui)




Charlie and the Chocolate Factory - Roald Dahl

 Essa história me deixa tão feliz e eu não sei exatamente o motivo, talvez seja por conta de todos os doces e chocolates citados e pela criatividade do autor em criar um lugar tão mágico e cheio de produtos inusitados. Ou, talvez, porque eu amava assistir ao filme antigo baseado nesse livro com o meu pai. Os personagens são tão divertidos e bem pensados, cada um com sua personalidade marcante e a lição de moral no final é clara. Duvido que Roald Dahl não consiga conquistar alguém com esse universo que criou. (leia a resenha aqui)


(Observação importante: depois me arrependi de não ter colocado Paris 
É Uma Festa do Hemingway na lista, o penúltimo livro que li no ano)

 Esses foram os meus queridinhos de 2015! Foi difícil escolher, não coloquei alguns outros livros dos quais gostei, porque queria fazer um post menor, mas esse foi um ano de muitas leituras incríveis. Quais foram os seus favoritos de 2015?

 Espero que 2016 nos traga muitos livros favoritos, MUITOS motivos pra sorrir e agradecer, muitos momentos pra gente guardar pra sempre no coração, muita saúde pra gente e pras pessoas que mais amamos, muitas viagens - não importa se fisicamente ou viagens proporcionadas por filmes, livros e seriados -, muito mais tempo junto de quem mais nos faz bem, muito mais posts no blog - e mais leitores! Haha - e muuuitos desejos realizados. Esse é o último post do ano, então... Obrigada por tudo e Feliz 2016!!


Ei! Não esquece que seu comentário é muito importante, viu? É uma forma de saber o que mais agrada - ou não - quem lê o blog, além de que adoro saber as opiniões de quem visita sobre o assunto falado. 

0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^