projeto #amandojorge

4 obras de Jorge Amado que ganharam adaptação

14:51 Isabela Libório 0

 Agosto tá acabando e, junto com ele, os posts especiais relacionados a Jorge Amado. Esse é o último deles e eu realmente espero que tenham gostado! Como diz no título, dessa vez resolvi citar alguns livros do autor que foram adaptados ao cinema/tv - alguns deles ganharam lugar no teatro, dança ou quadrinhos também, mas aí já é outra história -. 

 Assim como eu fui descobrindo aos poucos que alguns desses filmes/novelas foram baseados em livros de Jorge, sei que muita gente por aí ainda não sabe. Confesso que ainda não assisti a todos, mas pretendo fazer isso aos poucos, quando for lendo cada um deles. Digo logo que será um post breve, só citando mesmo, pra não ficar muito extenso. 

Capitães da Areia
 "Lá vem Isabela falar de Capitães da Areia de novo", né? Se acostumem, haha. Esse livro tão querido de Jorge Amado ganhou seu lugar nas telas de cinema em 2011 e foi dirigido por Cecília Amado, sim, neta do autor. Uma curiosidade foi o fato de que as crianças escolhidas para interpretarem os personagens do livro fazem parte de comunidades carentes de Salvador. Ainda quero rever esse filme, porque acabei não terminando quando vi há alguns anos, mas me emocionei com a adaptação até onde fui e achei lindíssima. (veja o trailer aqui)

A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água
 Mais um livro que gosto bastante do Jorge Amado ganhou adaptação. Com o nome de Quincas Berro d'Água, estreou no ano de 2010 e foi dirigido por Sérgio Machado. Assisti esses dias e gostei muito, achei fiel e bem engraçado na medida certa, assim como no livro. É claro que eles acrescentaram algumas coisas pra poder transformar um conto - poucas páginas - em quase 2 horas de filme, mas nada que não me agradasse. Diferente do livro, por exemplo, ele é narrado em primeira pessoa. E, devo ressaltar, eu fiquei muito feliz com o fato de que o sotaque baiano no filme não é aquele falsificado e exagerado da Globo, sabe? É real, com algumas expressões que realmente ouvimos por aqui, não aqueles "meu rei" da vida, hehe. (clique aqui para ver o trailer)

Gabriela, Cravo e Canela
  Como acabei de começar a leitura de Gabriela, Cravo e Canela, ainda não vi adaptações do livro. Essa é uma das histórias de maior sucesso de Jorge Amado e já ganhou várias adaptações, incluindo três pra televisão - uma em 1960 pela Tv Tupi, outra em 1975 pela Rede Globo e outra em 2012 para Rede Globo também - e uma para o cinema - em 1963, com direção de Bruno Barreto -. Lembro de quando saiu essa minissérie da Rede Globo em 2012 e todo mundo comentava, haha. Encontrei, somente, um "trailer" da tal minissérie, clique aqui pra ver.

Dona Flor e Seus Dois Maridos
 Descobri há pouco tempo que essa obra é de Jorge Amado e ainda pretendo ler o livro, por isso, não vi as adaptações. Dona Flor e Seus Dois Maridos ganhou duas adaptações para a televisão: um filme em 1976 dirigido por Bruno Barreto e uma minissérie em 1998 da Rede Globo dirigida por Mauro Mendonça Filho. Ouvi dizer que é uma história um pouco mais pesada, então fica o aviso. É fácil encontrar cenas de ambas adaptações na internet, assim como o trailer.

Quem aí já acompanhou algumas dessas minisséries ou assistiu a algum desses filmes? Sei que são todos muito famosos, não tenho dúvidas. Espero que tenham gostado e não deixem de dizer o que acharam nos comentários! c:


0 comentários:

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^