livros

6 clássicos que desejo ler

11:07 Isabela Libório 4


      Sempre quis ter mais livros clássicos e ler muitos deles é uma das minhas principais metas - para 2014, talvez? -. Desses que citarei aqui, nenhum faz parte da minha estante e espero mudar isso em breve. As histórias de todos eles me despertaram bastante a curiosidade e a fama que possuem ajuda ainda mais, né? 

1 - Bonequinha de Luxo (Truman Capote): "Em plena Segunda Guerra Mundial, um jovem escritor vai tentar a sorte em Nova York, pagando aluguel barato no mesmo prédio decadente em que, alguns andares abaixo, certa moça loira e míope ganha a vida com muita graça e pouca virtude. Aos poucos, ela se torna o centro das atenções do escritor, intrigado com o enigma da jovem sulista que, com uma passagem por Hollywood e uns laivos de francês, transforma a si mesma numa personagem ímpar: sonhadora e pé-no-chão, ingênua e indefinível, Holly Golightly não deixa ninguém indiferente." 

2 - Orgulho e Preconceito (Jane Austen): "Apresenta o romance de Elizabeth Bennet, segunda mais velha dentre cinco filhas solteiras de uma família inglesa sem muitas posses e Fitzwillam Darcy, um rico esnobe que a conhece em um baile e, diferente dos mocinhos clássicos, não fica imediatamente encantado por ela. A busca das jovens mulheres por um bom casamento na sociedade inglesa rural do século XIX é o mote do romance e também o principal alvo da crítica da escritora."

3 - O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde): "Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade."

4 - Laranja Mecânica (Anthony Burgess): "Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto."

5 - 1984 (George Orwell): "Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro."

6 - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo): "Como se manter fiel ao juramento de amor feito no passado, diante de uma nova e ardorosa paixão? É o que se pergunta Augusto ao conhecer Carolina, a Moreninha. Esta divertida história de amor retrata com perspicácia a sociedade do Rio de Janeiro do Segundo Reinado."

   Comenta aí se já leu algum desses ou se tem vontade de ler! Se leu, me conta se vale a pena mesmo e se fiz boas escolhas. ^-^

4 comentários:

  1. Super te indico ler "Orgulho e Preconceito", "O Retrato de Dorian Gray" e "1984" são simplesmente incríveis!
    E que ótima seleção você fez :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu Deus, preciso ler logooo >< Vão pro topo da lista então!
      Obrigada, haha. Beijão ^-^

      Excluir
  2. Também tenho a meta de ler mais clássico esse ano. O 1 e o 2 estão na minha lista, com certeza!

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Espero que a gente consiga cumprir a meta, haha.
      Beijão e obrigada pela visita :3

      Excluir

Comente para que eu possa saber se gostou ou o que devo melhorar! Dê sua opinião sobre o assunto falado também, se quiser. Sinta-se à vontade. ^-^